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quarta-feira, 2 de maio de 2012

EMEI CELISA, UMA ESCOLA POLO BILINGUE


A EMEI Celisa Cardoso do Amaral hoje é considerada uma unidade educacional bilíngue, pois a principal necessidade especial de sujeitos surdos é o acesso a uma língua que seja compreensível para eles. Cabe destacar que o impedimento de acesso à língua usada pela maioria ouvinte é o que os exclui dos processos sociais e de desenvolvimento. A atual política educacional de inclusão defende que os portadores de necessidades especiais educacionais frequentem escolas regulares, próximas de seus domicílios, compreendendo a inclusão apenas como a aceitação social da presença destes alunos em salas de aula no ensino regular. Entretanto, quando se pretende oferecer condições iguais (inclusivas) de aprendizagem e desenvolvimento, os alunos surdos precisam ser incluídos em ambientes bilíngues, no qual circulem a Libras e a Língua Portuguesa e isso não pode ser alcançado se o aluno surdo não tiver pares e educadores competentes em Libras para se relacionarem com ele. Dessa forma, temos a presença de um professor bilíngue em sala de aula e um instrutor surdo responsável por ensinar a Libras e favorecer odesenvolvimento de linguagem das crianças surdas que aprendem essa língua de maneira espontânea, já que é uma língua visual-gestual. Além disso, destacamos que o Decreto 5.626 aponta em vários artigos a necessidade dos alunos surdos serem atendidos de forma não isolada de modo a favorecer seu desenvolvimento linguístico. Como a implantação desta prática não é simples, torna se necessária a realização de cursos de formação continuada a toda a equipe que atua nas escolas focalizando a surdez e a Libras cursos sobre metodologia e estratégias de ensino para alunos surdos, na medida em que as questões educacionais dos surdos são perpassadas por processos de ensino-aprendizagem de uma segunda língua.

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