De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a rotina pode ser benéfica ou não para a aprendizagem infantil. Acho essa palavra um tanto quanto desgastada, por isso prefiro cotidiano. Se for rígido demais, cerceia a criança e o educador que passa seu dia junto dela, obrigando-os a adaptarem-se a ele e não o contrário. A consequência disso é um dia chato e monótono para todos. O cotidiano infantil, na minha concepção, deve orientar as ações das crianças e do educador, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer, transmitindo segurança para os pequenos e continuidade na ausência do titular da classe.
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HIGIENIZANDO AS MÃOS PARA A REFEIÇÃO |
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REFEIÇÃO
O tempo em que as crianças permanecem na Emei é de quatro horas, por isso penso que o planejamento dessas horas deva ser feito com critério. O respeito ao ritmo e individualidade infantil, bem como às especificidades do trabalho pedagógico só funcionam se pautados em uma "rotina" (no bom sentido), bem pensada.
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Plano de Trabalho - CICLO DA ÁGUA |
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Softwears Educativos - ATELIÊ DO COMPUTADOR
Pensando sobre isso e conversando com minha amiga Lili, gostei muito da sua ideia, então sentei com a TURMA DA ÁGUA na Roda de Conversa e,
dia a dia fui desenhando, ouvindo as dicas do quê desenhar para melhor
representar o momento.
Assim temos: RODA DE CONVERSA; AULA DE LIBRAS; ATELIÊS; LANCHE; ESCOVAÇÃO DOS DENTES; PARQUE; ASSEMBLÉIA E LIVRO DA VIDA; BEIJO E TCHAU - na Segunda-Feira. Para o parque selecionamos também nossas brincadeiras favoritas.
Na terça-feira não temos LIBRAS e em vez de parque escolhemos duas ou mais brincadeiras propostas no Jornal de Parede e depois brincamos na Casinha, de corda, de bola, de boliche, de bambolê e etc e tal.
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Desenhos sugeridos. Notem um círculo maior entre os pequenininhos da Roda de Conversa: Sou Eu - eles disseram que tinha que ser maior, porque eu sou grande. Pode?
Planejamento Instrutora Luciana - aula de LIBRAS
Depois de conhecer em LIBRAS, cada parte do corpo...brincar!
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Pé com pé e mão na mão...a outra não!
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NARIZ COM NARIZ, PÉ COM PÉ |
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Simbolismo vivenciado docemente |
Na quarta-feira temos as brincadeiras na frente da Emei, na Amarelinha, mas sempre levamos duas brincadeiras, pelo menos para este espaco. Hoje foi Cabra Cabriola e depois Pega-Gelo.
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Sugeriram a árvore com cipós para lembrarmos do espaço. |
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Frente da Emei - OVO CHOCO
Na quinta-feira temos video que estão vinculados ao trabalho em sala. Esse momento difere dos demais dias.
Na sexta-feira vamos para o GALPÃO e combinamos fazer lá diferentes atividades: dramatização, pinturas, culinárias, brincadeiras com o som. Ah, também a RODA DE CONVERSA da Sexta é diferente, porque apresentamos os brinquedos trazidos de casa, passamos para as crianças verem com as mãos (é assim que gostamos). Conversamos sobre as quantidades de brinquedos iguais, as cores, o peso, os tamanhos, classificamos, seriamos, aprendemos muito com isso também, sobretudo emprestar para as crianças e brincar com cuidado para não os estragarmos ou quebrarmos.
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Parque e Anfiteatro na quinta e Galpão na sexta
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No Galpão: A LINDA ROSA JUVENIL - TEATRO CANTADO |
Quanto à flexibilidade, há mudanças em nosso dia a dia quando os planos de trabalho demoram para serem concluídos, quando a brincadeira está muito animada na área externa, nos impedindo de escrever o LIVRO DA VIDA, quando as crianças querem repetir um trabalho porque adoraram, quando todos querem, ao mesmo tempo, realizar uma proposta minha ou de alguma outra criança, ou mesmo da Luciana - instrutora surda, então adaptamos nosso dia a dia e ele a nós.
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