O Brincar
Brincar é a linguagem que as crianças usam para descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando elas são incentivadas, adquirem novas habilidades e desenvolvem a imaginação e a autonomia. Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar
muitos deles ao alcance das crianças imaginando que elas saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências das crianças. Tudo isso sempre equilibrando quantidade e a qualidade das brincadeiras oferecidas à elas.
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O contato com a natureza - a brincadeira ao ar livre. |
Ainda sobre o Brincar
por Laís Rechinelli
Quando dizemos a palavra brincar, logo vêem às nossas mentes as crianças. É um pouco difícil falar sobre o brincar sem mencionar o quanto a cultura à influencia e, por outro lado, falar da cultura, sem que o brincar esteja presente como ação. Pois bem, como educadora da Educação Infantil é necessário fazer desta ação, estratégia para a aquisição de conhecimentos e habilidades, por parte das crianças, ou seja, através do brincar devem-se traçar objetivos adequados à esta modalidade de ensino.
Segundo Machado (2003), p. 23) “(...) o brincar é nossa primeira forma de cultura. A cultura é algo que pertence a todos e que nos faz participar de ideais e objetivos comuns. A cultura é o jeito de as pessoas conviverem, se expressarem, é o modo como as crianças brincam, como os adultos vivem, trabalham, fazem arte”.
Por isso a dificuldade em falar do brincar sem tocar no tema cultura e vice-versa. O brincar auxilia também a sitematização de conhecimentos, relações interpessoais, a afetividade, cooperação e a solidariedade. Ele traz o entendimento de que em determinados momentos há competições e que perder não significa ser o pior ou não saber. Através do brincar é possível mostrar as diferenças de qualidades entre o grupo. O não saber fazer tudo é comum a todos, mas com a ajuda de colegas é possível vencer situações e ajudar a vencer também.
Será que mudou alguma coisa no simples brincar das crianças? Acho que não, desde que motivemos-nas para tal, afinal as brincadeiras ensinadas trazem alegria em seus rostos e com certeza, nos nossos também... Por isso ela continua sendo nosso principal instrumento de trabalho.
BIBLIOGRAFIA
MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo: Loyola,
1994. 5ª edição.
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