QUEM SOMOS

Minha foto
CAMPINAS, SP, Brazil
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Prefeitura Municipal de Campinas ENDEREÇO: Av. das Amoreiras, 01 - Vila Industrial - Campinas - SP FONE FAX: 19-3272-2244 E-MAIL: emei.celisa@gmail.com

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O BRINCAR DE HOJE E DE ONTEM...



O Brincar



   Brincar é a linguagem que as crianças usam para descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando elas são incentivadas, adquirem novas habilidades e desenvolvem a imaginação e a autonomia. Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar
muitos deles ao alcance das crianças imaginando que elas saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências das crianças. Tudo isso sempre equilibrando quantidade e a qualidade das brincadeiras oferecidas à elas.
O contato com a natureza - a brincadeira ao ar livre.


Ainda sobre o Brincar          
por Laís Rechinelli


    Quando dizemos a palavra brincar, logo vêem às nossas mentes as crianças. É um pouco difícil falar sobre o brincar sem mencionar o quanto a cultura à influencia e, por outro lado, falar da cultura, sem que o brincar esteja presente como ação. Pois bem, como educadora da Educação Infantil é necessário fazer desta ação, estratégia para a aquisição de conhecimentos e habilidades, por parte das crianças, ou seja, através do brincar devem-se traçar objetivos adequados à esta modalidade de ensino.
   Segundo Machado (2003), p. 23) “(...) o brincar é nossa primeira forma de cultura. A cultura é algo que pertence a todos e que nos faz participar de ideais e objetivos comuns. A cultura é o jeito de as pessoas conviverem, se expressarem, é o modo como as crianças brincam, como os adultos vivem, trabalham, fazem arte.
   Por isso a dificuldade em falar do brincar sem tocar no tema cultura e vice-versa. O brincar auxilia também a sitematização de conhecimentos, relações interpessoais, a afetividade, cooperação e a solidariedade. Ele traz o entendimento de que em determinados momentos competições e que perder não significa ser o pior ou não saber. Através do brincar é possível mostrar as diferenças de qualidades entre o grupo. O não saber fazer tudo é comum a todos, mas com a ajuda de colegas é possível vencer situações e ajudar a vencer também.
   
Turma da Água e a Cabra Cabriola: 1 -2-3- e já!
Cipó da Seringueira - Turma da Água


Turma da Água: O ovo choco tá rachado?
Turma da Borboleta cuidando do seu feijão.
Turma do Gato Pintando o 7 na parede de azulejo


A Turma do Gato na Ponte.


Turma do Cachorro nas motocas.


Bamboleando a Turma do Cachorro
Turma da formiga - Brincadeira   com massinha  


Brincando de faz de conta
Bolinhas de Sabão - Turma do Coelhinho.
Passeando com as bonecas - Truma do Coelhinho.
Bolinha de Sabão - Turma do Coelhinho.

Turma do Peixe explorando o ambiente.
Brincadeiras de Bexiga da Turma do Peixe

As brincadeiras em 1949
Bola ao túnel.


Competição entre meninos e meninas.
Batizado da boneca.


Celebrando o batizado.


Olhem as roupas das crianças!!! Todos com roupa de festa!


Corrida de obstáculo.


Corrida com três  pernas. 



   Será que mudou alguma coisa no simples brincar das crianças? Acho que não, desde que motivemos-nas para tal, afinal as brincadeiras ensinadas trazem alegria em seus rostos e com certeza, nos nossos também... Por isso ela continua sendo nosso principal instrumento de trabalho.
  

BIBLIOGRAFIA


MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo: Loyola, 
1994. 5ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário