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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DESENHO LIVRE - A EVOLUÇÃO

Sobre o desenho infantil

Rodrigo Rocha é uma criança que está sob os meus cuidados de educadora ha 3 anos, ou seja, desde 2010 quando nossa Turma chamava-se PINTINHOS. Em 2011 ele foi da Turma da JOANINHA e atualmente é da Turma da ÁGUA. 
Portanto, busquei trabalhos dele nos Livros da Vida dos diferentes anos para mostrar aqui a evolução do mesmo, que acaba sendo parecida nas demais crianças que também fizeram parte das diferentes turmas.


Desenho de Rodrigo aos 3 anos (início de 2010).

Para Freinet (1977) o desenho assim como a palavra vai sendo aperfeiçoado e adaptado pelos princípios da experiência por tentativas (p. 55).
As experiências anteriores garantem meios novos para triunfar. Os desenhos ganham traços mais firmes (p. 41).
Desenho de Rodrigo 6 meses depois.
A admiração do adulto aos triunfos alcançados pela criança, a cada desenho, fará com que tente novamente. (p. 42)
Desenho de Rodrigo início de 2011.

O ambiente influencia o desenho infantil. a importância dada aos pequenos rabiscos garantirá os êxitos futuros e o desejo em aperfeicoá-los (p.47).
Desenho de Rodrigo com 4 anos, julho de 2011.


A partir do momento que a criança dominar um número razoável de grafismos, poderá expressar sua história do jeito que imaginou (p. 84).
Desenho de Rodrigo outubro de 2011.

Os tateios infantis se constroem em patamares sendo que em cada patamar consolida sua experiência (p.47).

Desenho de Rodrigo início de 2012.


Ver o adulto desenhar, ter atenção às suas primeiras produções, aumentará sua tendência em utilizar o desenho como forma de expressão (p.42).
Desenho de Rodrigo, abril de 2012 com 5 anos.
Quando a criança toma conhecimento sobre o desenho que já faz e a escrita que vê o adulto fazer, passa a desenhar suas linhas, assim como percebe a escrita.  (p. 48). É o que Freinet chama de bifurcação. Entendo que a criança chega a um patamar de entendimento e habilidade em que sua mãozinha obedece, em forma de movimento, o que o seu pensamento quer.

Desenho de Rodrigo, junho de 2012.
Tateios do Rodrigo: ensaios e erros.
Desenho pronto da Stephanye Karoline.
Este é o Rodrigo em um dos inúmeros dias no ateliê do desenho.
Olha o Rodrigo aí superando desafios.
Freinet (1977, p.68) compara a evolução do desenho à evolução da linguagem, contando com as experiências por tentativas. Ressalta que não existe uma norma para este desenvolvimento e nem uma idade. Há, no entanto, elementos determinantes como a capacidade em superar as dificuldades, possibilidades técnicas do autor e atitudes do meio.
Desenho de Rodrigo, agosto de 2012

É preciso então: "(...) tolerar, aceitar e apoiar o desenho - a expressão; dispor dos instrumentos necessários" (p.70). 

BIBLIOGRAFIA

FREINET, Celestin. A aprendizagem do desenho. Método Natual II. Editora Estampa, Lisboa, 1977.




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