Esta Emei foi fundada em 15 de Outubro de 1942, completando neste ano 70 anos de plena atividade educativa, evoluindo a partir da contribuição de todos que por aqui passaram, contando atualmente com um trabalho sob a perspectiva de Cèlestin Freinet, visando o desenvolvimento integral da criança dentro dos valores humanos e da amorosidade.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Prefeitura Municipal de Campinas
ENDEREÇO: Av. das Amoreiras, 01 - Vila Industrial - Campinas - SP
FONE FAX: 19-3272-2244
E-MAIL: emei.celisa@gmail.com
PLANO DE TRABALHO - Cenário Teatro: História de Saci
Tendo o Currículo em Construção, bem como o Referencial Curricular da Educação Infantil como ponto de partida em meus planejamentos, os grupos de crianças se organizavam para os canteiros de trabalho, de acordo com cada plano. As estratégias podem ser propostas pelas crianças e também pela educadora. Normalmente elas sugerem trabalhos que conhecem e, neste momento, aproveito para inserir procedimentos novos e diferentes como ferramentas de aprendizagens que agreguem valor. As equipes são formadas de acordo com o número de crianças que desejam participar de determinado ateliê, pois pra mim o desejo delas as move para o trabalho responsável e conextualizado. Os ateliês vivenciados para esta atividade foi de desenho, escrita, artes visuais, livro da vida. Falamos de tamanhos, proporções para o cenário, pesquisamos blogs na internet, vimos vídeos no site www.youtube.com, relemos várias lendas, dançamos livremente. Aprendemos até a dança da Umbigada (Batuque -paulista). As assembléias no final do dia, retomam o trabalho realizado e o planejamento da sua continuidade. Todo o registro é feito por fotografias, filmagens e no Livro da Vida, além do produto final: o CENÁRIO DO TEATRO e sua apresentacão.
Nossa história: HISTÓRIA DE SACI
ERA UMA VEZ UMA ESCOLA CHAMADA CELISA. LÁ HAVIA VÁRIOS SACIS EM SUA FLORESTA. ESSES SACIS USAVAM CAPUZ VERMELHO, CACHIMBO E PULAVAM EM UMA PERNA SÓ. ELES GOSTAVAM DE JOGAR SAL NA COMIDA QUE A COZINHEIRA JULIANA FAZIA PARA AS CRIANÇAS. QUANDO A TURMA DA ÁGUA ÍA PARA O PARQUE, TIRAVA SEUS SAPATINHOS E DEIXAVA ARRUMADINHOS, MAS OS SACIS IAM LÁ E MISTURAVAM TODOS ELES. FOI ASSIM QUE ACONTECEU. A TURMA DA ÁGUA TIROU OS SAPATINHOS, ARRUMOU NA SALA E FOI PARA O PARQUE BRINCAR DE RODA. E LÁ FORAM OS SACIS BAGUNÇAR A SALA. MAS ELES FAZIAM ISSO PORQUE VIAM AS CRIANÇAS BRINCAREM DE RODA E TAMBÉM QUERIAM SE JUNTAR A ELAS. ENTÃO UM DIA OS SACIS FORAM ATÉ A RODA E PERGUNTARAM PARA AS CRIANÇAS:
_ PODEMOS SER SEUS AMIGOS?
AS CRIANÇAS RESPONDERAM:
_ SIM, VENHAM BRINCAR COM A GENTE!
OS SACIS SE DESCULPARAM PELOS MODOS E ATITUDES E ENSINARAM PARA AS CRIANÇAS A MÚSICA QUE MAIS GOSTAVAM. E TODOS CANTARAM JUNTOS:
“SACI PERERÊ DE UMA PERNA SÓ
EU CONHEÇO VOCÊ DA HISTÓRIA DA VOVÓ
CACHIMBO NA BOCA SOLTANDO FUMAÇA
SACI PERERÊ VOCÊ É UMA GRAÇA”.
(História Coletiva – Turma da Água)
Com a escolha do tipo de apresentação que a Turma da Água faria no Arraiá da Emei Celisa (Teatro e dança), com conversas na Roda e Assembleias, senti a necessidade de mostrar o que é um cenário. Para apropriarem-se do que fosse, decidi mostrar o blog: http://25anosdaemeitancredoneves.blogspot.com.br/, onde a Turma do Sitio do Picapau Amarelo produziu uma parede para a casinha, mas que funciona como um cenário. E as ideias foram aparecendo.
Painel confeccionado pela Turma do Sitio do Picapau Amarelo - Educadora Roseana - Emei Tancredo Neves
Este plano de trabalho iniciou em 22 de maio, quando as aulas retornaram após o período de greve. Sabendo da necessidade do trabalho cooperativo, dia a dia íamos conversando e trabalhando.
Inscrições - Canteiros de Trabalho de um dos dias.
O rio começando a aparecer!
Árvores!
Sol também!
Mais árvores! O Rodigo fez a copa. Ah, e animais também: o Felipe José fez o leão e o cavalo.
Que tronco grande, Gabrielly Victoria??! É para a copa do Rodrigo. Samara e Rebeca Aisha Hana fazem borboletas.
Colando o rio!
Faltou bolinhas...depois de mais trabalho, o rio continua a seguir seu curso.
Copa do Miguel...precisamos de muitas árvores! Miguel fez a coruja também!
Giovana disse: _Eu sei passar cola com pincel, Laís!
Olha que riozão!
É tão bom o trabalho cooperativo...porque há tanto o que fazer! Ufa!
Esse rio não acaba mais?
Uma rocha, Rodrigo Rocha! Finalizamos a primeira semana de trabalho. Ufa!
Iniciamos a segunda semana de trabalho.
Mais árvores e uma pomba!
Felipe colou o cavalo, agora só falta o leão.
Árvores do Felipe José
Sexta-feira: uma semana de trabalho efetivo...esta é uma prévia.
Laís, hoje nós vamos brincar do teatro do saci?
A roda das crianças da Emei Celisa e a cozinheira de vassoura na mão - brincando de teatro do saci.
Turma, o que acham de colorirmos com muitas flores? Segunda semana de trabalho.
A colaboração foi muito bonita... flores pintadas com giz.
Iniciamos a segunda semana de trabalho com flores feitas com mosaicos de papéis coloridos.
Desenho com lápis, mosaico para colorir! O João Guilherme e a Rafaela aprenderam a fazer flor com a Stephanye Karoline, Mariana e Rebeca Aisha Hana. Legal né?
Hora de colar!
Mãos na cola, então!
Depois do lanche...vamos recortar as flores para o cenário?
Limpar a sujeirinha que fica é importante!
Hora de colar as flores...bem distribuídas em todo o cenário.
Turma da Água, quanto trabalho... O cenário ficou lindo e a história também. Parabéns! Qdo voltar do recesso vou mostrar para a minha turma. Beijocas para todos e para a Laís. Roseane
Ficou muito joia e todos gostaram e teceram elogios para a turma desde a diretora, até as coordenadoras pedagógicas. Isso realmente nos dá força para o trabalho freinetiano. Bjs Roseane e obrigada pela visita ao blog.
Turma da Água, quanto trabalho... O cenário ficou lindo e a história também. Parabéns! Qdo voltar do recesso vou mostrar para a minha turma. Beijocas para todos e para a Laís. Roseane
ResponderExcluirFicou muito joia e todos gostaram e teceram elogios para a turma desde a diretora, até as coordenadoras pedagógicas. Isso realmente nos dá força para o trabalho freinetiano. Bjs Roseane e obrigada pela visita ao blog.
ResponderExcluir