Atualmente quando se comenta sobre o método de ensino, é comum ouvir os profissionais definirem-se como construtivistas, tradicionais, montessorianos, freinetianos enfim, variadas são as teorias que os embasam. Estas diferentes concepções pertencem a dois grandes grupos metodológicos, quais sejam sintéticos e analíticos. O primeiro deles parte dos segmentos menores da fala e considera que a correta discriminação dos sons e a identificação dos mesmos com o seu sinal gráfico, antecedem a leitura e a escrita. O segundo deles busca a alfabetização com sentido, significativa e para isso, parte de unidades maiores para chegar a unidades menores, porém, cristalizam o processo em etapas que nada têm a ver como o processo de aprendizagem do aluno.
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LIVRO CONFECCIONADO A PARTIR DO VIDEO "Planeta Água" - (youtube). |
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DESENHAR PARA QUÊ? PARA FAZERMOS ESTE LIVRO ESTÁ BOM? |
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DESENHO É LIVRE NO SENTIDO DE FAZÊ-LO
CONFORME SEU GOSTO, MAS É A PARTIR DO QUE A MÚSICA FALA. |
Em Freinet (1996), a criança se apropria do letramento a partir dos tateios e vivências cotidianas junto aos seus pares. Freinet não valorizou com isso a abordagem tecnicista, por isso insiste em dizer: “(...) não se pode reduzir simplesmente a utilização de instrumento ou técnicas, se eles estão despojados de sua alma”. Desta forma, dá-se início a esta reflexão aliando a este embasamento teórico, a prática da Turma da Água.
DIFERENTES MOMENTOS EM QUE SE VIVE O LETRAMENTO
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RECEITA: ATENÇÃO ÀS QUANTIDADES! |
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ATENÇÃO AOS AGENDAMENTOS COTIDIANOS: HOJE É DIA DE QUÊ LAÍS? |
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CALENDÁRIO É O QUÊ? PARA QUÊ SERVE? QUANDO SERÁ O "ARRAIÁ DA CELISA?" |
Este processo ocorre em diferentes momentos do dia-a-dia infantil, como por exemplo, na Roda da Conversa que tem, entre outras, a função de expressão livre, organização das falas de cada um, interação e autonomia no processo de diálogo (liberdade para a criança que está se expressando concluir o seu pensamento), planejar o dia, contarem novidades e curiosidades, rever combinados.
O letramento em diferentes momentos do cotidiano educativo da Turma da Água.
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Pesquisa sobre o conhecimento e vivência da Páscoa nas diferentes famílias. |
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Ciclo da água - Painel feito depois de muitas histórias, vídeos e poesias. |
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Identidade do trabalho: Precisamos colocar o nome. |
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Linguagem da informática - leituras de gradientes |
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O desenho como forma de expressão |
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Reconhecer o seu nome durante o sorteio da experiência - uma leitura também! |
Através deste instrumento os educadores assumem o Invariante Pedagógico de nº. 8 como uma verdade vivida no dia-a-dia: “Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa” (Dias, 1979).
BIBLIOGRAFIA
DIAS, Ruth Joffily. O Cotidiano na Pedagogia de Freinet. Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
FREINET, Celestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Editorial Lisboa:
Estampa, 1996.
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