QUEM SOMOS

Minha foto
CAMPINAS, SP, Brazil
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Prefeitura Municipal de Campinas ENDEREÇO: Av. das Amoreiras, 01 - Vila Industrial - Campinas - SP FONE FAX: 19-3272-2244 E-MAIL: emei.celisa@gmail.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

LETRAMENTO



Atualmente quando se comenta sobre o método de ensino, é comum ouvir os profissionais definirem-se como construtivistas, tradicionais, montessorianos, freinetianos enfim, variadas são as teorias que os embasam. Estas diferentes concepções pertencem a dois grandes grupos metodológicos, quais sejam sintéticos  e analíticos. O primeiro deles parte dos segmentos menores da fala e considera que a correta discriminação dos sons e a identificação dos mesmos com o seu sinal gráfico, antecedem a leitura e a escrita. O segundo deles busca a alfabetização com sentido, significativa e para isso, parte de unidades maiores para chegar a unidades menores, porém, cristalizam o processo  em etapas que nada têm a ver como o processo de aprendizagem do aluno.



LIVRO CONFECCIONADO A PARTIR DO VIDEO "Planeta Água" - (youtube).
DESENHAR PARA QUÊ? PARA FAZERMOS ESTE LIVRO ESTÁ BOM?


DESENHO É LIVRE NO SENTIDO DE FAZÊ-LO
CONFORME SEU GOSTO, MAS É A PARTIR DO QUE A MÚSICA FALA.


Em Freinet (1996), a criança se apropria do letramento a partir dos tateios e  vivências cotidianas junto aos seus pares. Freinet não valorizou com isso a  abordagem tecnicista, por isso insiste em dizer: “(...) não se pode reduzir simplesmente a utilização de instrumento ou técnicas, se eles estão despojados de sua alma”. Desta forma, dá-se início a esta reflexão aliando a este embasamento teórico, a prática da Turma da Água. 

DIFERENTES MOMENTOS EM QUE SE VIVE O LETRAMENTO

RECEITA: ATENÇÃO ÀS QUANTIDADES!
ATENÇÃO AOS AGENDAMENTOS COTIDIANOS: HOJE É DIA DE QUÊ LAÍS?
CALENDÁRIO É O QUÊ? PARA QUÊ SERVE? QUANDO SERÁ O "ARRAIÁ DA CELISA?"

Este processo ocorre em diferentes momentos do dia-a-dia infantil, como por exemplo, na Roda da Conversa que tem, entre outras, a função de expressão livre, organização das falas de cada um, interação e autonomia no processo de diálogo (liberdade para a criança que está se expressando concluir o seu pensamento), planejar o dia, contarem novidades e curiosidades, rever combinados. 


O letramento em diferentes momentos do cotidiano educativo da Turma da Água.


Pesquisa sobre o conhecimento e vivência da Páscoa nas diferentes famílias.
Ciclo da água - Painel feito depois de muitas histórias, vídeos e poesias.
Identidade do trabalho: Precisamos colocar o nome.
Linguagem da informática - leituras de gradientes
O desenho como forma de expressão
Reconhecer o seu nome durante o sorteio da experiência - uma leitura também!


Através deste instrumento os educadores assumem o Invariante Pedagógico de nº. 8 como uma verdade vivida no dia-a-dia: “Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa” (Dias, 1979).




BIBLIOGRAFIA






DIAS, Ruth Joffily. O Cotidiano na Pedagogia de Freinet. Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.  




FREINET, Celestin.  As Técnicas Freinet da Escola Moderna.  Editorial Lisboa: 
Estampa, 1996.







Nenhum comentário:

Postar um comentário