Ha três anos participo do Projeto Imprensa em que se baseiam discussões à respeito da leitura do jornal, valorizacão do uso dos diferentes gêneros textuais e elaboração do jornal escolar como proposta educativa, entre outras.
Na perspectiva Freinetiana do trabalho docente, o texto livre vem contribuir para sistematizar a expressão livre da criança.
Texto Livre, o que é?
De acordo com Freinet (1973) (...) é a base da livre expressão, pode ser um desenho, um poema ou pintura. A criança determina a forma, o tema e o tempo para sua realização. Porém se a criança desejar que seu texto seja divulgado deverá passar pela correção coletiva.
Como ocorre o trabalho em sala de aula?
- O jornal (imprensa)
O jornal tem sido utilizado para diferentes trabalhos como:
- leitura de imagens;
- uso de reportagens para agregar valor ao plano de trabalho;
- destacar as diferenças entre os gêneros textuais;
- conhecer como formato de informação diferente das demais;
As imagens também são escolhidas livremente pelas criançås |
A leitura de imagens vem acompanhada da sua legenda ou lead (nota), no entanto, não há a intenção em influenciar o texto que surgirá daí. As crianças observam a imagem e criam histórias a partir dela, ditando enquanto escrevo. Neste momento as devidas correções de ordem gramatical são feitas. Aquelas palavrinhas como fiçu trocada por fiz, ponhei por coloquei e assim por diante. Ao escrever a frase ditada faço esta troca lendo em voz alta. É simples! Este texto é lido para o grupo na Assembleia ou na Roda de Conversa, interpretado e discutido, podendo ir para o ateliê do letramento para simples cópia ou para realizar outros trabalhos como cruzadinha, caça palavras ou ordenar o texto, desde que haja intresse de algum membro da turma. Eles são catalogados e tornam-se o Álbum Texto Livre. Desenhos ou pinturas podem ser feitos para expressá-lo, também. Este álbum é emprestado para a criança levar para casa e ler com a família, diariamente.
Trabalho com rimas |
O desejo em escrever |
- O Livro Infantil
Os livros são utilizados para aumentar o repertório infantil: palavras e conceitos, trabalhando o imaginário e o real infantil. Percebe-se nas produções dos textos esta influência.
Coletânea de Livros do ano de 2011: Texto Livre, Livro da Vida, Livro de Poesia, Livro das Brincadeiras, Desenhando a Música |
Os objetivos
Através deste trabalho em conjunto espera-se desenvolver o Poder, o Prazer e a utilidade:
- Oportunizar a leitura para as crianças, exercitando sua funcionalidade;
- Vínculo afetivo com a turma;
- Poder da expressão
- Troca de saberes
- Sentimento de pertencimento ao grupo
- Possibilidades para a escrita e o desenho
BIBLIOGRAFIA
FREINET. Cèlestin. Texto livre. Lisboa: Dinalivro, 1973.
Belíssimo trabalho!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada Isabel. Este ano a produçnao continua, mas ainda não se tornou coletânea..Estamos no início deste trabalho. bjs
ResponderExcluir