_Água vira gelo vira água. Foi assim que tudo começou com esta frase do Felipe José numa Roda de Conversa.
Perguntei para a turma: _ E tinta vira gelo vira tinta?
Algumas dúvidas, mas muita certeza de outros: _Vira sim é só colocar no congelador.
_E como será que vai ficar a tinta?
_ Gelada! Falaram alguns.
_ Dura! Disseram outros
_Dura e Gelada! Complementaram.
Do que precisamos?
BEXIGAS
PALITOS
FUNIL
TINTA
Fomos para o galpão testar. Comentei como faríamos, sem muitas delongas e mãos a obra.
Tudo arrumado! Quase né Ana Luiza? (colocando o sapato) |
Giovana escolhe a cor VERDE e através de um funil introduz a tinta na bexiga. |
_Acho que sim! Responderam alguns.
_ O que fazer?
_Põe água Laís! Falou um.
Rebeca Aisha Hana escolhe uma cor, adiciona água e coloca a tinta no funil |
Rafaela com a cor ROSA |
Lucas com a cor LARANJA |
Mexe Lucas! |
Lucas mostra ao Felipe José e demais colegas, enquanto a Mariana sorteia a próxima criança |
_Parece que é de comer! |
Stephanye Karoline escolhe a tinta VERDE |
_Mexe aí amiga! |
Felipe José está na dúvida: _Que cor eu escolho? |
VERDE também. Mas a Gabrielly Victoria preferiu a cor ROSA ESCURO |
João Guilherme quis VERMELHO |
Rodrigo prefere AZUL |
Quase pronto. |
Pronto para ir para o congelador |
NO DIA SEGUINTE...
No dia seguinte, quando as crianças chegaram até a sala, lá estavam as tintas no meio da Roda da Conversa.
_E aí turma, como ficou?
_Tá gelada?
_Tááááááááá!
_Tá mole?
_Nãooooo, tá dura.
_Deu certo então né?
_Deu sim!
Curiosos com seu primeiro experimento |
Na roda de conversa, rapidamente, conversamos sobre a necessiade das inscrições nos ateliês, incluindo no ateliê de pintura com a tinta-gelo.
Mãos a obra turma! |
Rafaela de olho no ateliê da pintura, enquanto está na modelgaem |
Procuraram seus desenhos e quem faltou ontem, puderam desenhar hoje.
A importância do nome nos trabalhos já que algumas crianças gostam de desenhar igual enquanto aprendem com os amigos. |
Nicolas Gustavo no jogo do softwear gcompris linux, clicando o mouse nas bolas azuis para formar uma imagem. |
Alguns já no Ateliê de Pintura, fazendo pinturas abstratas ou colorindo os desenhos |
Rafaela quer ir para o Ateliê de Tinta, então não tira os olhos. Computadores e Modelagem ocupados |
A bexiga da primeira tentativa foi usada pela Gabrielly Victoria |
As pinturas foram sendo feitas com muito interesse |
Algumas crianças repetiram várias vezes depois que todos pintaram |
Esta experiência com os estados da água complementou o plano trimestral incrementado pela escolha do nome TURMA DA ÁGUA. Novos experimentos serão feitos de evaporação com a turma, mas fica para uma próxima vez!
Na assembleia do final do dia, voltamos a conversar sobre o nosso dia e muitas descobertas foram feitas e anotadas no Livro da Vida:
1. A tinta vira gelo
2. A tinta derreteu
3 O sol derreteu a tinta. O sol fez a sala de aula ficar quente. Sentimos calor e a tinta derreteu.
4 Nós derretemos com o calor do sol. Nós suamos. Sai água do corpo da gente.
5 Dá para pintar com a tinta-gelo
Até!
Laís, trabalho maravilhoso.
ResponderExcluirQuem diz que não há conteúdos na Educação Infantil?
Olha quantas descobertas, quantas alegrias.
Parabéns, Turma da Água.
Continuem curiosos e ousados.
Professora Dulce
Orientadora Pedagógica do Cemei Irmã Dulce
...e o bom é que as descobertas servem de alvancas para muitas outras mais..Obg pelo carinho Dudu. Vou adicionar o seu blog ao da Celisa..bjs
ResponderExcluirAmei o trabalho e, principalmente, como a idéia surgiu. Parabéns Laís, você realmente faz a diferença!!!!!!
ResponderExcluirGostaria de chama-la (o) pelo nome para agradecer ao comentário...aprendi no gruop Educacão Infantil esta experiência. O envolvimento das crianças para que o trabalho acontecesse foi delicioso mesmo...bjs e visite-nos sempre que quiser!
Excluir