Até com o inusitado se aprende. Imprimi em casa a imagem dos ingredientes e para minha surpresa a cor amarela (terminada no cartucho de tinta da minha impressora) foi substituída por verde.
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Na roda de conversa decidimos tudo incluindo o sorteio dos ajudantes
para a preparação desta receita, mas não nesta ordem necessariamente. |
Perguntei isso pra elas também, mostrando os ingredientes originais ali na roda da conversa: _ Turma, olhem as imagens dos ingredientes na receita e olhem os ingredientes ali ao lado. São os mesmos? Alguns disseram sim, mas a Gaby muito atenta logo comentou: _A cor tá diferente. Tá verde. Ahhhhhhhhhhhh, expliquei o ocorrido e deram muita risada (para variar).
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Tudo arrumado, mãos lavadas, mãos na massa Turma da Água. |
Esta receita tem sido trabalhada ha semanas no letramento, para as crianças que se interessaram neste ateliê e também através da simples leitura feita por mim, para a turma toda. Muito comentada e aguardada.
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Maria Eduarda começa a receita adicionando o leite em pó. |
Esse evento possibilitou o trabalho de inúmeros conceitos: quantidade, peso, cores, classificação, seriação, gênero literário; alimentação saudável;
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Rafaela coloca o achocolatado.
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Pudemos comparar a brincadeira que realizam com terra e água no parque. Isso sim já sabiam, quando perguntei sobre a relação água e terra que usavam para fazer os bolos que me oferecem de presente, no parque.
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Ana Luiza acrescenta o açúcar. |
Sabiam que muita água deixa mole o bolo e assim não conseguem enrolar. Muita terra também deixa esfarelento. Eu disse: _Receita serve para isso turma: medir, quantificar, separar, para dar tudo certo no final, como queremos.
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Maria Luiza coloca as colheradas de margarina. |
Lancei mais perguntas: _ Se eu errar a receita e colocar muito leite o que posso fazer para concertar?
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Gabrielly ficou responsável por misturar os ingredientes. |
Disseram: _Põe açúcar Laís! Não, põe Toddy! _Pode por o Nescau!? Então comentei sobre as marcas Toddy e Nescau e outras mais, porque o que precisávamos era de chocolate em pó, independente da marca.
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Mexe, que mexe..."tá duro Laís, você mexe, que a minha mão tá doendo? |
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Mão limpas, atenção ao enrolar as bolinhas.... |
E olha aí quantos aprendizados não?
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Hummmmmmmm...parece bolinho de terra...mas não é! |
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