QUEM SOMOS

Minha foto
CAMPINAS, SP, Brazil
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Prefeitura Municipal de Campinas ENDEREÇO: Av. das Amoreiras, 01 - Vila Industrial - Campinas - SP FONE FAX: 19-3272-2244 E-MAIL: emei.celisa@gmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Planejamento corpo humano em LIBRAS com as crianças surdas.


Planejamento corpo humano em LIBRAS com as crianças surdas.
Instrutora Luciana

O objetivo do nosso trabalho é desenvolver o aprendizado das diferentes funções do corpo humano. Para isso foram realizadas atividades físicas e brincadeiras, apresentado as crianças os sinais correspondentes do corpo humano.
Primeiro mostramos um cartaz sobre o corpo humano, depois fizemos os sinais correspondentes em LIBRAS, tais como: cabeça, olhos, orelhas, nariz, boca, parte dorsal (costas), pernas, braços etc.



Em seguida procuramos em revistas as partes do rosto para recortar.Pegamos uma folha de papel Kraft colocamos no chão, uma das crianças se deitou e desenhamos o seu contorno. Um para fazer o corpo da menina e outro do menino. Na sequência os alunos montaram, colando e pintando, eles é que escolheram as cores das roupas. As crianças surdas gostaram muito de participar dessa atividade com o corpo humano, e eles aprenderam novos conceitos, novos sinais. Deixamos os cartazes na sala, e sempre que necessário o usamos. É importante destacar nos utilizamos do visual para desenvolver novos conceitos. É a imagem em movimento considerando as necessidades específicas de alunos que aprendem melhor conteúdos transmitido por veículos não verbais. Elas adoraram! Veja as fotos do nosso trabalho com as crianças surdas:



Montando o cabelo com linhas de lã marrom, colando as partes do rosto: 
olhos, sobrancelhas, boca, nariz e orelhas.

Desenhando as unhas do corpo do menino.

Unhas da menina pintada com esmalte rosa.

Pintando o corpo do menino.



Aprendendo a escrever  MENINA e MENINO.



Com a colagem dos papéis coloridos às crianças confeccionaram as roupas e os sapatos. Nossos desenhos ficaram lindos e coloridos! Brincando com o esquema corporal (Peças em madeira). O brincar na Educação Infantil é muito importante, pois, através deste as crianças aprendem novos conceitos.





Agora é só brincar e se divertir!

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Este trabalho deveria ser desenvolvido em todas as escolas que têm crianças surdas. Pena que isto não acontece!!! Nem instrutora surda elas têm...

    ResponderExcluir