Educadora Laís
Muito tem se falado em vida com esta turma, aliás já no começo deste ano quando fomos aprender a jogar um quebra cabeça de animais, nos deparamos com uma coelha e seus três filhotes na barriga: que maravilha!!!
Iniciamos algumas conversas sobre como nascemos, como nascem os animais e verificamos que nem todos nascem da mesma forma.
Fizemos nossa primeira história coletiva assim:
Como nascem os coelhos? Eles botam ovos? |
A COELHA JULIANA
ERA UMA
VEZ UMA COELHA.
ELA SE
CHAMA JULIANA.
ELA TEM
3 COELHOS NA BARRIGA.
ELES NASCERAM:
A PRIMEIRA
SE CHAMA CAMILA.
A SEGUNDA
SE CHAMA BIA.
A TERCEIRA
SE CHAMA ISABELA.
O PAPAI
COELHO WELLINGTON ESTÁ TRABALHANDO.
ENQUANTO ISSO,
A MAMÃE
JULIANA
CUIDA DAS
FILHINHAS.
De lá pra cá temos conversado sempre no símbolo da páscoa, em solidariedade, em compartilhar o que há de bom, na vida que existe dentro de cada ovo, nos animais que botam ovos e nos coelhos que os entregam porque são velozes, em tartarugas persistentes e que devagar também se vai longe, como mostra o filme "A tartaruga e a lebre", nas vidas que não nascem de ovos, nas plantas, na água limpa que o peixe precisa e nós também, enfim....e a Páscoa chegou!
![]() |
DVD: assuntos cooperação, amizade, respeito, diferenças, solidariedade, característica de cada animal e muito mais. |
Aquele misto fantasia - realidade que permeia as cabecinhas das crianças é muito legal. Através de uma pesquisa enviada para as famílias pude fazer um levantamento: se e como comemoram essa data. Todas as pesquisas foram lidas. Uma das famílias comentou que há um coelho que deixa ovos em sua casa, mas que faz uma bagunça!!!!
Preparando Painel para expor asPesquisas sobre a Páscoa |
Adoraram carimbar as pontas dos dedinhos |
Quando li, algumas carinhas com os olhos arregalados olharam para mim. Será mesmo? Deixei no ar.
Cada grupo escolheu a cor das pegadinhas do coelho |
Foram feitas muitas pegadas |
No dia da partilha e depois do trabalho concluído, as pesquisas foram coladas e expostas no corredor externo à sala.
Todas foram coladas e depois vai se transformar em um álbum |
Penduradas no corredor |
Em nossa Emei fazemos a partilha do ovo de Páscoa e neste ano resolvi questioná-los onde o coelho ou coelha poderia esconder o ovo da Turma da Água. Dez locais foram elencados, então questionei-os novamente: do ponto inicial que é a nossa sala, qual lugar seria mais perto procurar, e depois, e depois, e assim elaboramos este mapa.
Mapa da Caça ao Ovo da Turma da Água |
Para a caça ao ovo de páscoa combinamos algumas coisas: o coelho é legal e não esconde assim, muito difícil. Ele coloca de um jeito que conseguimos encontrar com os olhos, portanto, deveríamos tomar cuidado para não bagunçar, desorganizar o ambiente da procura e foi muito engraçado (o vídeo, em breve postado mostrará).
Para nossa surpresa, a criança mais novinha da sala (3 anos) é que o encontrou.
_ Será que foi coelho ou coelha que deixou lá a cestinha com o ovo? Perguntei. Ahhhhhhh.... a Mariana respondeu:
_ Só pode ter sido a coelha Juliana!
Rimos muito!
Então perguntei:
_ E enquanto isso, quem ficou com a Bia, a Camila e a Isabela?
_ Responderam logo:
_ O papai coelho Wellington, uai!
![]() |
Caça ao OVO |
Pensam que chegou ao fim?
De jeito nenhum,
essa turma vai longe...
... até mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário